Resource Efficiency and Environmental Quality R&D projects

ENERGIC - European Network Exploring Research into Geospatial Information Crowdsourcing (IC1203)

Financed by: COST – European Cooperation in Science and Technology. 2012-2016.
Partners: Universita di Siena, IT (Prof. Cristina Capineri, coordination); other 92 partners from different countries;.

A acção COST ENERGIC pretende dinamizar a actividade de uma rede Europeia de investigadores, jovens investigadores e empresas envolvidos no estudo e aplicação de Informação Geográfica Voluntária (VGI), um novo tipo de informação geográfica que se concretiza na maior parte dos casos sob a forma de conteúdos Web gerados pelos utilizadores. O recurso a VGI pode ser particularmente relevante por poder fornecer informação relativa às preferências e preocupações dos cidadãos e por representar uma fonte alternativa de conhecimento num contexto em que menos recursos estão disponíveis para a recolha e produção de dados. A acção COST ENERGIC tem como objectivo promover a partilha de conhecimento e experiências neste domínio e inclui três grupos de trabalho: WG1: análise das motivações e iniciativas/casos de estudo em VGI; WG2: Qualidade da informação geográfica voluntária; WG3: Semântica, análise e modelação de dados/integração e visualização de dados VGI.

http://www.cost.eu/domains_actions/ict/Actions/IC1203

 Go to top

ELECTROACROSS - Electrokinetics across disciplines and continents: an integrated approach to finding new strategies for sustainable development

Financed by: FP7 People International Research Staff Exchange Scheme (IRSES) (FP7-PEOPLE-2010-IRSES-269289). 2011-2015.
Partners: Fundação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FFCT-UNL) (Coordinator) , University of Algarve (UALG) , University of Malaga (UMA) , Technical University of Denmark (DTU) , Technical University Federico Santa Maria (USM), , – Institute of Soil Science, Chinese Academy of Sciences (ISSCAS) Monash University (MonashU) State Higher Educational Institution Peoples' Friendship University of Russia (PFUR), Federal University of Minas Gerais (UFMG) , Lehigh University Corporation (LehighU).

Contact: Alexandra Ribeiro

http://sites.fct.unl.pt/electroacross/

 

Corredores para a vida selvagem: Modelação espacial da pressão humana e a sua utilidade para a conservação do Lobo Ibérico

Financed by: Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). 2011-2014.
Partners: DGT (ex - Instituto Geográfico Português (IGP)); Fundação da Faculdade de Ciências (FFC/FC/UL), Centro de Biologia Ambiental (CBA/FC/UL), Grupo Lobo – Associação para a Conservação do Lobo e do seu Ecossistema (GL). .

Identificação de corredores preferenciais de ligação entre áreas protegidas com base numa metodologia de modelação espacial da influência humana no território. Pretendeu-se delinear caminhos adequados para as espécies selvagens sobre um território transformado num gradiente do valor representativo das perturbações ambientais resultantes da presença e actividades humanas: Presença humana, Poluição do habitat e Ocupação do solo. O estudo da localização e movimentação do Lobo-ibérico, uma espécie selvagem sensível à pressão humana, surge como forma de testar a nova estratégia de identificação de corredores para a vida selvagem.

http://www.dgterritorio.pt/a_dgt/investigacao/cvs/

 Go to top

Electrokinetic treatment of sewage sludge and membrane concentrate: phosphorus recovery and dewatering

Financed by: Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PTDC/ECM/111860/2009). 2011-2014.
Partners: FFCT-UNL (Coordinator); Faculty of Sciences and Technology, University of Algarve, Portugal.

Contact: Alexandra B. Ribeiro 

 

HELM: Harmonised European Land Monitoring

Financed by: FP7 – Coordination Action. 2011-2014.
Partners: EAA - Environment Agency Áustria (coordenação)¸ Core team: 10 instituições - EAA (AT), CENIA (CZ), SYKE (FIN), FOMI (HUN), EUCRF (Israel), GEOVILLE LUX (Lux), NFLI (NW), IGNE (Spain), ETC-SAI (EU), ETC-SAI (EU).

Constituição de uma rede Europeia de autoridades relacionadas com a harmonização da ocupação/uso do solo que contribua para aprofundar a partilha de experiências e conhecimento no domínio da monitorização de ocupação/uso do solo a nível Europeu, nomeadamente através de ações conjuntas das autoridades dos diversos países, alinhamento dos sistemas nacionais de monitorização, envolvendo adaptações mútuas de métodos de interpretação de dados, entre outras.

Contact: Alexandra Fonseca

http://: http://www.fp7helm.eu/ms/fp7helm//fp7helm_home/

 Go to top