Skip to main content

Solo & Água 2030

"Evento Agenda Solo" took place on the14th December, promoted by the Associate Laboratory CHANGE, in partnership with PlanAPP, INIAV and DGADR.

 

(PT) Decorreu, no passado dia 14 de dezembro, o Evento Agenda Solo, promovido pelo Laboratório Associado CHANGE, em parceria com o PlanAPP, o INIAV e a DGADR.

Foram cerca de 90 os participantes que se juntaram nas instalações do INIAV, em Oeiras, interessados no conhecimento técnico sobre práticas de regeneração do solo e o nexus solo e água, assim como em mecanismos de gestão adaptativa destes dois recursos – Solo e Água.

O programa do Evento contou com um painel diverso, composto por oradores e comentadores de vários setores – academia, administração pública, setor privado – e com atuação a diferentes escalas – regional, nacional, europeia, trazendo a debate perspetivas múltiplas e complementares. Considerando a complexidade do tema, esta diversidade constitui-se como fundamental para um diálogo de facto produtivo e consequente.

Gonçalo Rodrigues (Secretário de Estado da Agricultura) e Luis Sanchez Alvarez do Secretariado da Missão Solo na DG Agri (Comissão Europeia) falaram sobre a importância estratégica do recurso solo. Martin Kováč, keynote speaker, partilhou as boas práticas implementadas pelo Ministério da Agricultura e do Desenvolvimento Rural da Eslováquia, para a regeneração do solo e infiltração e fixação da água no mesmo. Os restantes oradores falaram sobre as boas práticas de conservação do solo, os resultados obtidos e a monitorização necessária a diversas escalas. No final do evento, foi apresentado o projeto Solo e Água 2030, que envolve o PlanAPP e o Laboratório Associado CHANGE, no âmbito do qual o Evento Agenda Solo foi promovido. Por fim, na sessão de encerramento, Eduardo Diniz (Diretor Geral do GPP) e Rui Inácio (Subdiretor Geral do PlanAPP) reforçaram a ligação entre politica pública e solo.

Em resultado do evento e das reflexões daí decorrentes, destaca-se a importância do solo, da sua gestão adequada, da criação e partilha de conhecimento e finalmente, do enquadramento destes na  política pública. A importância da co-construção e envolvimento de múltiplos atores, incluindo Agricultores, Academia, Associações, Administração e Decisores Políticos neste processo co-creativo, foi também claramente evidenciado como um fator essencial para uma gestão integrada e sustentável do solo e da água.

evento

 

evento2


 

NOVA FCT NOVA FCT Funding