CENSE seminar | Qualidade Urbano-Ambiental e Direito à Cidade Sustentável: Um Estudo em Salvador, Bahia

"Qualidade Urbano-Ambiental e Direito à Cidade Sustentável: Um Estudo em Salvador, Bahia (Brasil)" with Patrícia Borja, Associate Professor at the Department of Environmental Engineering, Universidade Federal da Bahia (Brazil).

Date: 4th March 2020, 14:00h-15:00h
Room: 105 (Edifício Departamental, 1st floor - DCEA, FCT NOVA)
How to get here: https://www.fct.unl.pt/faculdade/como-chegar-fct

Abstract

Patrícia Borja vem desenvolvendo estudos de pós-doutorado no Cense-UNL, com o tema qualidade urbano ambiental e direito à cidade sustentável, tendo como campo de estudo a cidade do Salvador, capital do estado da Bahia, situada no Nordeste brasileiro. O estudo é parte integrante do Projeto Qualidade do Ambiente Urbano de Salvador (Quali-Salvador), que vem sendo desenvolvido por uma equipe multidisciplinar e interinstitucional, sob a coordenação da UFBA.  A professora fará uma breve abordagem sobre o contexto teórico-empírico do estudo, abordará seus conceitos centrais, a metodologia – que se sustenta na ciência engajada e produção coletiva do conhecimento, com o uso de abordagens quali-quantitativa. Também, fará uma abordagem sobre o esforço metodológico da criação de um sistema de indicadores e do Índice do Qualidade do Ambiente Urbano de Salvador, ponto em que busca um maior diálogo com os pesquisadores do Cense. Ao final, a Professora apresentará alguns resultados preliminares do estudo.

Short bio

Engenheira Sanitarista e Ambiental pela UFBA (1987), Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA (1997), Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA (2004), pós-doutorado no Institut de Govern i Polítiques Publiques (IGOP) na Autonomous University of Barcelona (UAB-ES). Professora Associada (Nível 1 Classe D) e pesquisadora do Departamento de Engenharia Ambiental, do Mestrado em Meio Ambiente Águas e Saneamento da Escola Politécnica e professora participante do Doutorado em Energia e Ambiente da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Líder do Grupo de Pesquisa "Saneamento e Saúde Ambiental". Membro do Conselho Editorial Científico da Revista Eletrônica Gestão e Tecnologias Ambientais, membro do Conselho Editorial Científico da Revista Engenharia Sanitária e Ambiental, da Revista DAE, da Revista Baiana de Saúde Pública, dentre outras. Entre abril de 2010 a março de 2012 e novembro de 2016 a novembro de 2018 foi coordenadora do Colegiado do Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFBA. Entre 2010 a 2012 foi subcoordenadora do estudo Panorama do Saneamento Básico - Ministério das Cidades, documento de base do Plano Nacional de Saneamento Básico e aprovado em 2013. Entre 2015 e 2018 foi coordenadora técnica do Observatório do Saneamento Básico da Bahia, um esforço interinstitucional da UFBA, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, do Ministério Público da Bahia, do Sindicato de Água, Esgoto e Meio Ambiente da Bahia, do Grupo Ambientalista da Bahia e da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental-Seção Bahia. Vem atuando nos seguintes temas: política; gestão e planejamento em saneamento básico; avaliação de políticas e tecnologias; tecnologias sociais no semiárido baiano; avaliação da qualidade ambiental urbana; saneamento em periferias urbanas; tecnologias apropriadas para o esgotamento sanitário (sistema condominial de esgoto); qualidade da água de consumo humano; relação saúde-saneamento, com foco para a dengue; sistemas de indicadores socioambiental; capacitação de recursos humanos; e ensino, pesquisa e o mundo do trabalho na área da Engenharia Sanitária e Ambiental.

NOVA FCT NOVA FCT Funding