Evento Agenda Solo

14 de dezembro, INIAV.

No próximo dia 14 de dezembro, entre as 10:00 e as 16:30, no INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I. P., em Oeiras, terá lugar o Evento Agenda Solo, cuja abertura será feita pelo Senhor Secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues

Promovido pelo Laboratório Associado CHANGE (Instituto para as Alterações Globais e Sustentabilidade), e coorganizado com o PlanAPP (Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública), o INIAV, I. P., e a DGADR (Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural), o evento alinha com a Missão Solo do Horizonte Europa, vindo contribuir para a convergência de políticas nacionais com as orientações da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu. Aproveitando o Dia Mundial do Solo, que se celebra a 5 de dezembro, o evento vem, ainda, reforçar o conhecimento técnico sobre métodos de regeneração do solo e o seu impacto na infiltração de água e promover o reconhecimento da importância fundamental do solo para os objetivos de sustentabilidade.

O painel de oradores do Evento Agenda Solo, cujo programa se anexa, junta múltiplas perspetivas. Central ao evento é o nexus Solo e Água, o seu papel no combate à escassez hídrica e a integração do tema na política pública, destacando-se a este respeito, a intervenção do Secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues, e a contribuição de Martin Kováč - keynote speaker e ex-Secretário de Estado do Ministério da Agricultura e do Desenvolvimento Rural da Eslováquia. Serão ainda abordados os binómios Solo e Exploração Agrícola, Solo e Perspetivas Regionais e, por fim, Missão Solo e implementação em Portugal, com a participação de atores-chave para cada um dos tópicos.

O Evento Agenda Solo tem ainda como objetivo apresentar o projeto Solo e Água 2030, iniciado em outubro de 2023 e desenvolvido pelo Laboratório Associado CHANGE em parceria com o PlanAPP que identificará objetivos e metas concretas de política pública para estratégias de mitigação de emissões e de adaptação às alterações climáticas destes dois recursos

A inscrição é gratuita mas obrigatória e o formulário deverá ser preenchido aqui até 7 de Dezembro.

Para mais informações contactar teresa.novoa@uevora.pt

NOVA FCT NOVA FCT Funding